sexta-feira, 27 de junho de 2014

Nosso encontro com a política e a história da UFTM

Fábio César da Fonseca
Diretor do IELACHS
Maria Laura Pinto Rodrigues
Diretora do ICBN

Nós, Fábio e Laura, CHAPA 1 - UFTM SOMOS TODOS NÓS, que concorremos à eleição para a escolha do Reitor da UFTM Gestão 2014-2018, nos dirigimos a cada um e a cada uma de vocês para mais uma breve reflexão sobre a nossa Universidade, sobre a Educação e sobre nós mesmos, nossos sonhos, esperanças, entusiasmo e vontade de caminhar na direção de um mundo mais justo, mais humano e feliz.

Tentamos encontrar as expressões mais justas e belas, capazes de expressar os nossos agradecimentos a cada uma e a cada um de vocês que acreditaram nas propostas, construídas de maneira democrática e coletiva, de uma Universidade pública, gratuita e de qualidade, e mais, de uma Universidade acolhedora e respeitosa, que valoriza os seus docentes, seus técnicos e seus estudantes vindos de qualquer parte deste imenso e belo Brasil, e de outros lugares, línguas e nações.

Agradecemos aos que se envolveram profunda e intensamente na construção de nosso programa de trabalho e na nossa campanha para a Reitoria da UFTM 2014-2018, e aos que não puderam ou não tiveram condições de se envolver mais diretamente no processo eleitoral, mas que se solidarizam a nós, à nossa caminhada. Também, a todos os que votaram em nós e acreditaram em nossas propostas.

Foram muitas horas juntos, conhecendo a nossa Universidade. Momentos de reflexões, conversas, pesquisas, diálogos, escutas, buscas, entendimentos, análises da realidade e esforços para encontrarmos o conceito, a palavra e a linguagem que melhor explica o sentido e as razões dos nossos problemas institucionais. A simplicidade dos olhares que se cruzavam desencadeava sorrisos e lágrimas, alimentando as nossas energias, tornando leves os nossos corações e nos impulsionando em direção a outra Universidade, ou seja, para a construção de uma UFTM que tem história e que sabe ser moderna e contemporânea; ser passado, mas também presente e futuro; que sabe ser dinâmica, pois vivencia um constante construir e reconstruir; que sabe ser de todos e de ninguém, pois é do povo, é da sociedade brasileira.

A UFTM SOMOS TODOS NÓS é um despertar simples e singelo, mas ao mesmo tempo profundo e relevante historicamente, porque questiona a todos nós, toca fundo o sentido do público, nos desafia a construir a democracia, a transparência, a descentralização e a diversidade. Mexe com os nossos interesses próprios, desafia o nosso egocentrismo, questiona o sentido, a origem das decisões e os critérios na distribuição e aplicação dos recursos públicos.

A UFTM SOMOS TODOS NÓS nos conduz aos caminhos do entendimento, da compreensão, da dureza e da beleza de vivermos e convivermos com a diversidade. Estamos no espaço público, numa Universidade Pública sustentada pelo povo de um país cuja maioria sofre com a exploração e a humilhação no mundo do trabalho e que às duras penas amadurece a vivência da democracia. Por isso, precisamos pensar no retorno social, técnico, científico, tecnológico, no retorno em termos de fortalecimento da democracia, da participação, da formação de uma consciência crítica política e econômica que a nossa Universidade deve proporcionar ao povo e à sociedade brasileira. Precisamos trabalhar com uma Educação que valorize o ser humano, as relações de trabalho e o meio ambiente.

A política pública contemporânea para as Universidades Federais veio ao encontro da UFTM e abriu suas portas para o novo, para docentes, para profissionais técnicos das mais variadas áreas, para estudantes de outros rincões e culturas, para a mistura social e racial. E isso realça ainda mais o significado e o sentido de que a UFTM SOMOS TODOS NÓS. Seu espaço é de todos nós.

Continuemos com os nossos passos direcionados para a construção da democracia, da descentralização, da transparência e da diversidade. De mãos dadas, miremos uma Universidade com um Ensino de qualidade, formador de pessoas críticas e propositivas, de profissionais sensíveis aos problemas sociais, econômicos e ambientais. Busquemos um Ensino, uma Pesquisa e uma Extensão voltados para um desenvolvimento local, regional e nacional que seja social, tecnológica e economicamente referenciado. Desenvolvamos cada vez mais a capacidade do diálogo franco e aberto.

Mais uma vez, obrigado a todas e a todos vocês por tudo. Nossa caminhada durante a campanha foi cheia de sentido, de alegria, de entusiasmo e de esperança. E esses são os sentimentos que devem perdurar entre nós na construção de uma UFTM DE TODOS NÓS.

Um grande abraço!

Uberaba, 26 de junho de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário