QUEM SOMOS?

O coletivo UFTM SOMOS TODOS NÓS é um movimento de oposição à atual administração da UFTM, cujo embrião remonta às lutas por mudanças qualitativas na forma de condução de nossa universidade, sobretudo a partir de 2012.

Ao longo do tempo, a necessidade de mudanças foi sendo evidenciada, diante da incapacidade da atual reitoria em resolver os profundos problemas que assolam nossa universidade, agravados por uma forma de gestão que hoje se baseia na falta de transparência, no autoritarismo, no mandonismo, na falta de critérios universais, bem como no excesso de centralização administrativa e financeira.  Com o aumento dos problemas na UFTM ao longo dos últimos anos, foi sendo esboçado um projeto de oposição, que ganhou maiores contornos a partir de novembro de 2013.

As primeiras reuniões formais desse coletivo de oposição indicavam a necessidade de construção de uma chapa forte e viável, além de ser estabelecido como primeira prioridade a elaboração de um verdadeiro Programa de Trabalho coletivo, sem barganhas ou o uso do velho “toma lá, dá cá”.

Diante do cenário então colocado, já em novembro de 2013 esse movimento indicou o nome do prof. Fábio Fonseca, atual diretor do IELACHS, para encabeçar uma pré-chapa de oposição.  Também em novembro de 2013, ficou reforçado que a prioridade número 1 seria a elaboração de um amplo processo de construção programática, bem como a mobilização da comunidade universitária, de forma a definir a chapa completa a partir de um referendo o mais abrangente possível.

Assim, ampliaram-se as conversas com vários grupos, segmentos e setores da UFTM, ao longo dos meses de novembro e dezembro de 2013, com vistas a reflexões de cenários e acúmulo diagnóstico, de propostas e sugestões programáticas.

Reuniões plenárias semanais foram realizadas, o que permitiu que mais de 150 pessoas, de todos os Institutos da UFTM e do CEFORES, e dos três segmentos universitários, docentes, discentes e técnicos administrativos, pudessem participar diretamente da elaboração de nosso Programa de Trabalho Preliminar, construído coletivamente e aprovado em plenária no mês de janeiro de 2014.

Nessas plenárias foram definidos os 4 Eixos que servem como princípios norteadores de nossas propostas:

1. Democracia;

2. Transparência;

3. Descentralização;

4. Diversidade.

Paralelamente a isso, a discussão de perfil para a escolha da vice da chapa oposicionista foi ganhando impulso, de modo que pudéssemos representar a diversidade necessária para a construção democrática e descentralizada de nossas propostas.

Desse modo, em fins de fevereiro de 2014, a professora Maria Laura Pinto Rodrigues, atual diretora do ICBN, aceitou essa missão tão importante, tendo sido referendada em reunião plenária para a composição da então pré-chapa como futura candidata a vice-reitora, ao lado do professor Fábio.

Após a confirmação da pré-chapa no final de fevereiro, com um Programa de Trabalho Preliminar também já aprovado, demos os passos seguintes, organizando comissões de trabalho e de programa.

Também nesse momento o lema geral desse movimento de oposição foi definido: UFTM SOMOS TODOS NÓS, como síntese dos 4 eixos definidos previamente.  A partir disso nosso Programa de Trabalho Preliminar foi dividido em 9 áreas, desdobradas em Grupos de Trabalho:

1. Ensino;

II. Pesquisa e pós-graduação;

III. Extensão, fundações e comunicação;

IV. Administração e gestão;

V. Recursos humanos;

VI. Acesso e permanência discente;

VII. Plano diretor, Infraestrutura, sustentabilidade e expansão;

VIII. Complexo hospitalar;

IX. CEFORES.

Através da soma das discussões diagnósticas e propositivas do Programa de Trabalho Preliminar e dos GT’s temáticos, seguiram-se três Plenárias de Programa na segunda semana de abril, onde os participantes puderam destacar, sugerir e aprovar o Programa de Trabalho Consolidado.

Por fim, o Programa de Trabalho Consolidado foi apresentado resumidamente, com foco nos Eixos no dia 12 de abril para cerca de 200 pessoas que participaram de evento organizado para essa finalidade, encerrando a primeira e fundamental etapa rumo à construção efetiva de uma UFTM Pública, Democrática, Plural, de Qualidade e Socialmente Referenciada!

Iniciado agora o período oficial de campanha em nossa universidade, nós, do movimento UFTM SOMOS TODOS NÓS, apresentamos para todo o conjunto da comunidade universitária nossa chapa, Fábio-Reitor e Laura-Vice, bem como nosso Programa de Trabalho Consolidado, para avaliações, críticas, sugestões e debates sobre quais os melhores rumos a serem adotados pela UFTM nos próximos 4 anos, com vistas a superação de seus maiores e mais graves problemas.

Esse movimento está aberto a adesões e contribuições de todos aqueles que estiverem dispostos a colaborar nessa árdua tarefa que teremos pela frente!  Estão todos convidados, afinal a UFTM não pode ter donos, uma vez que a UFTM SOMOS TODOS NÓS!

Uberaba, 16 de abril de 2014.